
O forno é considerado o coração da cozinha: de bolos de aniversário a jantares de fim de semana, muitos dos nossos momentos importantes passam por ele.
Mas, segundo especialistas do site Southern Living, há itens que nunca devem entrar no forno — e ignorar essas recomendações pode causar danos ao aparelho e riscos sérios de segurança.
+ É seguro deixar as luzes externas ligadas em temperaturas abaixo de zero? Especialistas explicam
+ A árvore de natal dourada de Meghan Markle define o novo padrão de sofisticação festiva
Embora seja fácil esquecer a potência desse eletrodoméstico na correria diária, a publicação destaca que muitos materiais usados em outras atividades da cozinha não suportam altas temperaturas. Por isso, saber o que não deve ir ao forno é essencial.
1. Papel manteiga
Apesar de muito associado à confeitaria, o papel manteiga não é seguro. A cera presente no material pode derreter e até pegar fogo. Use apenas para embrulhar alimentos — nunca para assar.
2. Outros produtos de papel
Papel é altamente inflamável. Se entrar em contato com as resistências — ou até apenas com o calor extremo — pode incendiar. Isso inclui papel comum e papelão.
3. Produtos de plástico
Plástico, isopor e utensílios com cabos de plástico nunca devem ser aquecidos, pois derretem e liberam substâncias tóxicas. Além disso, podem danificar o aparelho.
4. Vidro não temperado
Somente vidros marcados como “próprio para forno” — geralmente de vidro temperado ou borosilicato — podem ser usados. Vidro comum pode quebrar com o calor. Mesmo o vidro adequado deve ser manuseado com cuidado para evitar choque térmico.
5. Luvas de forno molhadas
Luvas ou panos úmidos geram vapor instantâneo quando entram em contato com superfícies quentes, o que pode causar queimaduras graves.
6. Esponjas de cozinha
Mesmo que a ideia seja “esterilizar” a esponja, nunca a coloque no forno: ela pode pegar fogo. Se chegou a esse ponto, é melhor substituí-la.
7. Utensílios de madeira
Sem indicação explícita de que são próprios para forno, tábuas e utensílios de madeira podem deformar, rachar ou até pegar fogo com o calor.
8. Alimentos sem embalagem
Colocar alimentos diretamente na grelha do forno pode causar sujeira, fumaça, alteração no sabor e até incêndios. Use sempre recipientes próprios para forno ou uma assadeira abaixo para conter respingos.
9. Alimentos enlatados
Aqueça o conteúdo, nunca a lata — aberta ou fechada. Toxinas podem ser liberadas e latas fechadas podem explodir devido ao aumento de pressão.
10. Embalagens para viagem
Recipientes descartáveis costumam ser feitos de plástico, papel ou isopor — todos inadequados para forno. Mesmo embalagens de alumínio podem ter revestimentos que não suportam altas temperaturas.
Fonte: Southern Living
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.
